Somos um grupo que estuda a Dor e Qualidade de Vida nos animais da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ), Unesp (Universidade Estadual Paulista) - campus de Botucatu (SP) e de outras instituições, liderado pelo prof. Stelio Pacca Loureiro Luna. As nossas pesquisas, apoiadas pela FAPESP, CNPq, CAPES e outros órgãos, objetivam identificar a dor nos animais e desenvolver escalas de dor válidas e confiáveis, para que se alivie o sofrimento dos animais com analgesia.
Todas os estudos aqui apresentados foram aprovados pelas Comissões de Ética no Uso de Animais das instituições onde foram realizados e estão de acordo com as leis e princípios éticos do uso de animais de cada país. Os tutores autorizaram o uso de seus animais mediante termo de consentimento livre e esclarecido.
Nossa Equipe
Stelio Pacca Loureiro Luna
Coordenador do grupo de estudos científicos
Médico Veterinário e mestrado pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ), Unesp, campus de Botucatu (SP) e PhD pela Universidade de Cambridge, Inglaterra. Diplomado pelo Colégio Europeu de Anestesia Veterinária e Certificado pela International Veterinary Acupuncture Society. Professor Titular na FMVZ da Unesp, campus de Botucatu (SP), onde atua desde 1987.
Alice Rodrigues de Oliveira
Desenvolveu as escalas de sedação em cavalos
Médica Veterinária pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Residência em Anestesiologia e Medicina de Emergência Veterinária e mestrado pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMS). Doutorado pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ), Unesp, campus de Botucatu (SP).
Ana Lucélia de Araújo
Desenvolveu a escala de dor em suínos
Médica Veterinária pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), com aperfeiçoamento em Anestesiologia Veterinária na UFCG. Mestre e doutora em Medicina Veterinária na UFCG. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB).
Beatriz Monteiro
Desenvolveu a escala facial para avaliar a dor em gatos (Feline Grimace Scale), atuou na validação da versão curta da escala para avaliar a dor em gatos e na validação da escala de dor em bovinos
Médica Veterinária pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ), Unesp, campus de Botucatu (SP) e PhD pela Faculdade de Medicina Veterinária, Universidade de Montreal, Canadá. Residente em bem-estar animal pelo American College of Animal Welfare e candidata ao diploma de International Animal Welfare, Ethics and Law da Universidade de Edinburgh. Conselheira em pesquisa, Universidade de Montreal.
Caroline Marques Maia
Divulgadora científica das pesquisas
Bióloga, mestre e doutora em Zoologia na área de Comportamento e Bem-estar Animal pelo Instituto de Biociências (IBB), Unesp, Botucatu (SP). Consultora científica em comportamento e bem-estar animal, Gestora-Diretora no IGVEC, Instituto GilsonVolpato de Educação Científica. Em 2016 fundou seu Blog ConsCIÊNCIA Animal. Especialização em Jornalismo Científico pelo Labjor da Unicamp, Campinas (SP) e responsável pelo projeto de divulgação científica das pesquisas do grupo do prof. Stelio Luna, com bolsa FAPESP.
Flávia Augusta de Oliveira
Desenvolveu a escala de dor em bovinos
Médica Veterinária pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Residência em Anestesiologia na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ), Unesp, campus de Botucatu (SP). É mestre e doutora em Anestesiologia pela Faculdade de Medicina (FMB) da Unesp, Botucatu (SP). Médica Veterinária da Universidade Federal do Tocantins, campus de Araguaína-TO.
Jackson Barros do Amaral
COLABOROU NO DESENVOLVIMENTO DA ESCALA DE DOR EM BOVINOS
Médico Veterinário pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Residência em Medicina Veterinária pela Clínica de Bovinos de Garanhuns (UFRPE), Mestre em Clínica Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Doutor pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ-Unesp-Botucatu-SP), Especialização em Medicina Veterinária Legal pela Faculdade Qualittas (SP). Pesquisador do Instituto Biológico do Estado de São Paulo-SAA/SP.
Karina Velloso Braga Yazbek
DESENVOLVEU A ESCALA DE QUALIDADE DE VIDA DE CÃES COM CÂNCER
Médica Veterinária pela Universidade Paulista, Residência no Hospital Veterinário da FMVZ-USP e doutorado em Clínica Cirúrgica Veterinária pela USP. Foi professora de anestesiologia veterinária da UniABC e na Universidade Cruzeiro do Sul. Coordenadora Técnica de Pesquisa da União Química Farmacêutica Nacional, responsável pelo Ambulatório de dor e cuidados paliativos do PROVET.
Lídia Mitsuko Matsubara
VALIDOU O BREVE INVENTÁRIO DE DOR CANINA EM PORTUGUÊS
Médica veterinária pela Universidade Estadual de Londrina – UEL. Residência em Anestesiologia pela Unoeste (Presidente Prudente). Mestrado pela FMVZ -UNESP- Botucatu e Doutorado e Pós-Doutorado pela FMB – UNESP- Botucatu. Professora da Universidade Estadual de Londrina.
Maíra Belli
Desenvolveu o estudo de validação clínica da versão curta da escala de dor em gatos
Médica Veterinária e Residência (Acupuntura Veterinária) pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ), Unesp, campus de Botucatu (SP). Pós-graduada em Acupuntura Veterinária pelo Instituto Bioethicus.
Maria Gláucia Carlos de Oliveira
Desenvolveu a escala dor em jumentos
Médica veterinária, mestrado e doutorado pela Universidade Federal Rural do Semi-árido (UFERSA).
Mariana Werneck Fonseca
Desenvolveu a escala de dor em cabras
Médica Veterinária pela Faculdade de Medicina Veterinária de Araçatuba (FMVA) da Unesp. Residência em Anestesiologia Veterinária pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ), Unesp, campus de Botucatu (SP). Mestrado e doutorado pela Faculdade de Medicina (FMB) da Unesp de Botucatu.
Marilda Onghero Taffarel
Desenvolveu a escala de dor em cavalos
Médica Veterinária pela Universidade Federal do Paraná, mestrado pela Universidade Federal do Espírito Santo e doutorado pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ), Unesp, campus de Botucatu (SP). Professora adjunta da Universidade Estadual de Maringá.
Mayara Travalini de Lima
Desenvolve pesquisas sobre sedação e dor em cães
Médica Veterinária e Residência em Anestesiologia pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ), Unesp, campus de Botucatu (SP). Pós-graduada em Anestesia Regional Veterinária pelo I.E.P. Ranvier. Mestrado e Doutorado pela Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB) da Unesp.
Nuno Emanuel de Oliveira Figueiredo da Silva
Desenvolveu a escala de dor em ovelhas
Médico Veterinário, com Mestrado Integrado pela Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Lisboa. Mestrado pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ), Unesp, campus de Botucatu (SP). Doutor em Anestesiologia pela Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB) da Unesp.
Paula Barreto da Rocha
Desenvolveu a validação clínica da escala de dor em cavalos
Médica Veterinária pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ), Unesp, campus de Botucatu (SP). Bolsista CAPES BRAFAGRI na França (ONIRIS). Residência em Anestesiologia Veterinária pela FMVZ (Unesp), mestre e doutora pela Faculdade de Medicina da Unesp, Botucatu (SP) e pesquisadora visitante na Universidade da Pensilvânia (EUA).
Paulo Vinicius Mortensen Steagall
Desenvolveu a escala facial para avaliar a dor em gatos (Feline Grimace Scale), atuou na validação da versão curta da escala para avaliar a dor em gatos e na validação da escala de dor em bovinos
Médico Veterinário com residencia, mestrado e doutorado pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ), Unesp, campus de Botucatu (SP). Diplomado pelo Colégio Americano de Anestesia e Analgesia Veterinária. Professor da FMV da Université de Montréal, Canada desde 2013, membro do World Small Animal Veterinary Association Global Pain Council e autor do livro ‘Feline Anesthesia and Pain Management’.
Pedro Henrique Esteves Trindade
Desenvolve pesquisas sobre dor em cavalos e é estatístico do grupo
Médico Veterinário pelo Centro Universitário de Rio Preto – UNIRP, São José do Rio Preto (SP) e Mestre em Zootecnia pela Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinária da Unesp, Jaboticabal (SP). Atua na capacitação de Boas Práticas e Bem-estar Animal do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) Analista de dados e etólogo nas pesquisas do grupo coordenado pelo prof. Stelio Luna e em outros grupos nacionais e internacionais. Doutorado pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ), Unesp, campus de Botucatu (SP).
Renata Haddad Pinho
Desenvolveu a escala de avaliação da dor em coelhos
Médica Veterinária pela Faculdade de Medicina Veterinária (FMVA), Unesp, Araçatuba (SP). Residência em Anestesiologia Veterinária pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ), Unesp, campus de Botucatu (SP). Mestrado e doutorado pela Faculdade de Medicina (FMB) Unesp, Botucatu (SP).
Rubia Mitalli Tomacheuski
Desenvolveu escala para avaliar a dor em bovinos
Médica Veterinária pelas Faculdades Integradas do Vale do Iguaçu – UNIGUAÇU. Bolsista CAPES de graduação sanduíche no exterior (Murdoch University, Perth – Austrália). Mestre pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e doutora pela Faculdade de Medicina (FMB), Unesp, Botucatu (SP). Bolsista CAPES-Print de doutorado sanduíche na Université de Montréal, Saint-Hyacinthe Canadá.
Valéria Veras de Paula
Desenvolveu a escala de avaliação de dor em jumentos
Médica Veterinária pela Universidade Estadual do Ceará, mestrado pela Universidade Federal Fluminense (UFF), doutorado pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ), Universidade de São Paulo (USP). Pós-doutorado pela École Nationale de Vétérinaire d’Álfort em Paris. Professora da Universidade Federal Rural do Semi-árido (UFERSA).